Educação 4.0

A revolução da conectividade provocou mudanças nos modelos educativos e nos paradigmas pedagógicos. A introdução da Internet no dia-a-dia teve impacto nas formas de estabelecer relações socio-comunicativas e educativas, da sociedade.

Através das mudanças ocorridas, são estabelecidos diferentes modelos de educação, no âmbito das didática e pedagogia as quais facilitam a forma de ensinar e de aprender.

A educação avançou do estádio 1,0 para o 3,0 com base nas necessidades de aprendizagem dos estudantes/formandos: de uma direção única para a bidirecional, de espectador a manipulador dos conteúdos.

Por outro lado, a Educação 4.0 baseia-se nas principais tendências de inovação e melhoria contínua.

As aprendizagens da revolução 4.0 centram-se nas competências do século XXI, tais como autodireção, autoavaliação e trabalho em equipa.

Principais características da educação 4.0

  1. A cooperação entre aluno/formando e professor/formador é a base do processo ensino-aprendizagem;
  2. A comunicação é o principal veículo de aprendizagem;
  3. A resolução de problemas reais encontra-se no centro do processo ensino-aprendizagem;
  4. A criação de ambientes reais como o principal motor da aprendizagem;
  5. A incorporação do jogo como ferramenta didática fundamental;
  6. A avaliação como processo de melhoria e progressão contínuas;
  7. A utilização das TIC como ferramentas de acesso, organização, criação e divulgação de conteúdos.

Desafios que a indústria 4.0 enfrenta na educação:

  1. Primeiro é necessário saber a que indústria 4.0 se refere e como se caracteriza;
  2. Uma vez que o estejamos na posse deste conceito, é necessário treinar para usá-lo e integrá-lo na educação;

A educação mediada pela web 4.0 significa uma mudança dos conceitos de aluno/formando e educador/formador/tutor.

Falar de máquinas inteligentes que intervêm no processo de aprendizagem é falar de uma transformação radical de metodologias de aprendizagem e de avaliação.

Mais do que um enriquecimento de conhecimentos/competências, trata-se de uma mudança de rumo fundamental que irá provocar uma reflexão aprofundada.

A educação artística, tal como todas as áreas da pedagogia e do ensino, será profundamente afetada pela possibilidade (realidade) da intervenção de hardware e software inteligentes, uma vez que, de mero apoio à aprendizagem, tornar-se-ão agentes tão importantes no processo educativo como os professores e os alunos. Assim, o binómio professor/aluno evoluirá para a tríade de professores-máquinas-alunos.

Consultoria de Gestão próxima do cliente

Consultoria de Gestão próxima do cliente

Como descreveria a sua forma de estar no mercado, sobretudo no que se refere à forma de estar com os clientes? A Statera possui como estratégica de mercado a disponibilidade de um serviço de exclusividade para com o cliente. É na proximidade com este, quer seja...