APRESENTAÇÃO

Pretende-se com esta formação que os destinatários possam obter conhecimentos práticos no âmbito da literacia financeira e gestão do dinheiro pessoal e familiar.

Destinatários
Todos os interessados com, pelo menos, o 12.º ano de escolaridade que queiram melhorar a sua gestão pessoal e familiar de modo aumentar a sua qualidade de vida e a do seu agregado familiar.

Certificação
O formando terá acesso a um certificado de formação profissional de acordo com a Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, e através do SIGO.

Duração e local
25 horas

Início 27/06
Fim 21/07

2.ªs e 5.ª feiras, das 18:30 às 21:30

 

Plataforma Moodle do ILV
https://ilv.pt/moodle/

Zoom/Teams

Preço € 50

OBJETIVOS

Objetivo geral

No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de realizar uma melhor gestão do seu dinheiro e incentivar, em casa, a adopção de comportamentos geradores de melhor gestão do orçamento familiar.

Objetivos específicos

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

  1. Saber explicar a importância de uma boa cidadania financeira, económica e fiscal no domínio pessoal e familiar;
  2. Compreender e distinguir “necessidade de “desejo”;
  3. Compreender o que nos leva a consumir;
  4. Saber elaborar, interpreter e avaliar as rubricas do orçamento familiar (rendimentos versus despesas);
  5. Saber como dar resposta ao deficit de um orçamento familar;
  6. Aprender a importância do espírito à poupança;
  7. Saber avaliar as melhores formas de aplicar as suas poupanças e as fontes de rendimento e os riscos associados a estas;
  8. ;Compreender o papel e as funções das instituições financeiras na sociedade atual e os seus produtos/serviços financeiros;
  9. Distinguir operações ativas de operações passivas nos serviços bancários;
  10. Distinguir as diferentes modalidades de pagamento (cartão de débito, cartão de crédito, Paypal, Mbway, MBnet; etc.);
  11. Distinguir as várias modalidades de crédito;
  12. Saber avaliar e ponderar os riscos associados ao endividamento e sobreendividamento;
  13. Compreender as principais regras associadas ao contrato de seguro: contrato, prémio, franquia, risco, etc.;
  14. Distinguir as várias modalidades de seguros: vida, auto, saúde, casa, etc.;
PROGRAMA

Os conteúdos programáticos do curso serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo

Designação

Duração (horas)

1.º

Introdução à educação financeira

6

2.º

O consumo

6

3.º

O papel das instituições financeiras na sociedade

6

4.º

O crédito

6

Total

 

25

 

1.º módulo – Introdução à educação financeira

1.1. Elementos básicos de educação financeira;

1.2. Como obter ajuda e aconselhamento financeiro;

1.3. Paradigmas da sociedade financeira e os valores e objetivos do individuo (análise comportamental do SAD – Saúde, Amor, Dinheiro);

1.4. A análise SWOT do dinheiro (pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades);

1.5. Os 3 D’s do endividamento (desemprego, doença e divórcio);

1.6. O cidadão e a fiscalidade.

 

2.º módulo – O consumo

2.1. As necessidades, o consumo e a publicidade;

2.2. As características das necessidades e os tipos de bens;

2.3. As armadilhas do consumo;

2.4. O orçamento familiar: as receitas e as despesas;

2.5. O deficit e o superavit do orçamento familiar;

2.6. A poupança e os seus possíveis destinos: produtos, rentabilidades e riscos;

2.7. O comércio eletrónico – vantagens, riscos e incertezas;

2.8. Os riscos, as fraudes e as incertezas financeiras da sociedade atual.

 

3.º módulo – O papel das instituições financeiras na sociedade atual

3.1. O papel das entidades financeiras e das seguradoras na sociedade atual;

3.2. Contas, produtos e serviços financeiros (cartões e banca digital/online);

3.3. Os seguros e as rubricas inerentes aos contratos de seguro;

3.4. A moeda e os meios de pagamento material, online e digital

 

4.º módulo – O crédito

4.1. O crédito e as suas várias modalidades (consumo, habitação, pessoal, etc.)

4.2. O custo do crédito e o seu financiamento;

4.3. Taxas associadas ao crédito (TAN, TAE, TAEG);

4.4. Endividamento e sobre-endividamento;

4.5. A publicidade no crédito.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Metodologia

A formação decorre no formato B-Learning, estando organizado em 25 horas presenciais.

Os conteúdos são disponibilizados em módulos de curta duração que permitem desenvolver a aprendizagem de forma progressiva e em diferentes momentos.

A estratégia metodológica do curso caracteriza-se por:

  • Frequência das sessões de formação com participação nestas quer individualmente quer em grupo;
    • Realização de exercícios de consolidação de conhecimentos ao longo da apresentação dos conteúdos;
    • Realização do teste no final do curso com duração de 60 minutos. Os formandos devem obter uma nota mínima de 50%, posteriormente convertida numa escala de 0 a 20 valores, no referido teste, tendo apenas uma tentativa para a sua realização.
    • Comunicação com o(s) e-formador(es).

O manual e outros documentos de apoio à formação estarão disponíveis plataforma de aprendizagem Moodle que se encontra acessível em: https://ilv.pt/moodle/.

Durante o curso, o/a formando/a conta com o apoio da equipa pedagógica, nomeadamente, do formador para o esclarecimento de questões.

Avaliação

A avaliação do curso será realizada em dois processos distintos. Por um lado a avaliação da aprendizagem por parte dos formandos e por outro a avaliação do processo formativo.

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação. Em cada módulo, atender-se-á aos seguintes parâmetros: avaliação diagnóstica, avaliação formativa; participação e empenho nas sessões presenciais; teste sumativo. Para obter aproveitamento, o formando terá que atingir uma nota igual ou superior a 10 valores.

A avaliação do processo consiste na avaliação da satisfação dos intervenientes. Todos os intervenientes preenchem o questionário de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador. Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua do ILV.