APRESENTAÇÃO
Esta ação de formação é de extrema importância para o desenvolvimento de competências no âmbito da gestão de stress e gestão de conflitos.

No final desta formação os formandos deverão ser capazes de compreender e identificar claramente o stress (em si e nos outros); aprendendo a geri-lo de uma forma eficaz.

No que diz respeito à gestão de conflitos, espera-se que os formandos adquiram uma maior compreensão dos diferentes tipos de conflitos e as diversas maneiras de os solucionar positivamente; adquirindo para tal, ferramentas teórico-práticas que lhe darão uma acrescida capacidade para lidar com estes conflitos de uma forma cada vez mais madura e profícua para si e para os outros.

Destinatários

Esta ação destina-se todos os indivíduos com, pelo menos o 12.º ano de escolaridade e maiores de 18 anos, que integrem equipas de trabalho e em particular para aqueles que tenham como funções a sua coordenação, chefia ou direção, particularmente em ambientes caracterizados por uma elevada exigência e/ou sujeitos a frequentes processos de mudança e adaptação às condições de mercado.

Certificação

O formando terá acesso a um certificado de formação profissional de acordo com a Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, e através do SIGO.

Duração e local

25 horas (17 h síncronas e 8 h assíncronas)

De 4 a 28 de julho

2.ªs e 5.ª feiras, 15:30 às 18:30

Plataforma Moodle do ILV

https://ilv.pt/moodle/

Preço

€ 50

OBJETIVOS

Objetivo geral

Desenvolver e aperfeiçoar as competências no âmbito da gestão de stress e gestão de conflitos.

Objetivos específicos

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

– Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress, no local de trabalho.

-Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.

-Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.

-Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativas face a situações difíceis.

-Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

PROGRAMA

Os conteúdos programáticos do curso serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo Designação Duração (horas)
1.º Gestão de stress 9 + 4
2.º Gestão de conflitos 8 + 4
Total   17 (síncronas)+ 8 (assíncronas)
METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
Metodologia

O curso será desenvolvido através da Plataforma Teams/Zoom, com apoio do Moodle, https://ilv.pt/moodle/

Nestas plataformas decorrerão as sessões síncronas, com a estratégia metodológica cognitiva, através de apresentações dos conteúdos/informação em Powerpoint, e apoio de pequenos vídeos ilustrativos do Youtube. Desta forma, o método pedagógico das apresentações será o expositivo e demonstrativo.

No que diz respeito às atividades desenvolvidas, serão utilizadas as estratégias metodológicas interrogativas (no uso de questionários, debates, reflexões) trabalhando o pensamento crítico e criativo. A associação de ideias, conexões mentais será também trabalhada com o brainstorming através da atividade nuvem de palavras (Mentimeter).

Será usada também a estratégia metodológica da dinâmica de grupo, nos trabalhos efetuados em grupo (criação de salas no Teams).

No que diz respeito aos role plays, relaxamento guiado e estudos de caso, será aplicada a estratégia metodológica comportamentalista e a estratégia dos modelos mentais, ou seja, são métodos mais ativos e relacionados com o saber/ser/fazer e direcionados para a tomada de decisões e resolução de problemas.

Por último, serão usadas estratégias de realidade virtual, em exercícios de criação de realidade virtual (elaborar vídeo ou áudio – Podcast e Powtoon), como resposta a uma tarefa pedida. Esta estratégia também será utilizada na resposta a Quizizz, Escape room, Wordwall, Gennialy, e outros jogos pedagógicos interativos.É de salientar que nestas atividades também será aplicada a estratégia metodológica interrogativa.

 

Avaliação

A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso tem como base a avaliação continua e a avaliação sumativa.

A avaliação contínua baseia-se numa grelha de observação como linha avaliativa (com diversas ponderações aplicadas a diferentes itens/comportamentos). Acresce o preenchimento de alguns questionários e a realização de trabalhos práticos que constituem instrumentos de consolidação de conhecimentos.

A avaliação sumativa é realizada através de um trabalho de avaliação final.

Para obter aproveitamento, o formando terá que atingir uma nota igual ou superior a 10 valores.