Apresentação

Um homem brilhante e, por isso capaz de conter em si várias contradições, Leonardo da Vinci vai servir-nos de mapa — e de bússola — para mergulharmos no Renascimento, numa viagem apaixonante ao longo do curso LEONARDO DA VINCI – À FRENTE NO TEMPO, FORMA DO MUNDO.

Admirado por pares e celebrado pelo seu talento, Leonardo mantém-se admirado na actualidade como um retratista exímio, que marcou a iconografia religiosa como nenhum outro artista. Contudo é uma personalidade que adorava tecidos vistosos e era focado em inovar pelo puro prazer da descoberta, obcecado com a compreensão dos sistemas. Dos pormenores excêntricos às contribuições para a história da humanidade, as áreas de influência que Leonardo impactou são diversas e variadas, desde a dinâmica das ondas de água até ao voo dos pássaros. Isto numa alma pacifista que desenhava máquinas de guerra, ramo da engenharia que o levou à contratação para a corte, onde nem mencionou ser pintor nem os dotes que tinha enquanto músico.

O seu contexto familiar não era o ideal para a expressão artística, e a época conturbada que Leonardo viveu mergulhou-o nos locais e nas discussões que definiram a história da arte. A técnica que exibiu, sabemo-lo, demonstrou-o capaz de criar uma beleza que rivaliza com a Natureza, mas a criatividade de Leonardo da Vinci reservou na sua obra espaço para mistérios que desafiam todos os que se debruçam sobre a sua produção artística e científica.

Das obras inacabadas aos manuscritos que sabotou para esconder as suas intenções da posteridade, das obras-primas da pintura até ao carácter e o pensamento, no curso LEONARDO DA VINCI – À FRENTE NO TEMPO, FORMA DO MUNDO, o Professor Doutor Miguel Meruje vai estabelecer um retrato do tempo e da obra de um artista universal brindado por um espírito de descoberta que o levaram dos mais admiráveis feitos aos pormenores mais inusitados, numa aprendizagem estimulante para um público geral, interessado nas vertentes culturais e matérias a que Leonardo se associou.

 

O curso é composto pelos seguintes módulos:

1.º módulo – O Círculo do Mestre: Aprendizes e Família
2.º módulo – O Renascimento: Espírito Humanista
3.º módulo – Duas Cidades: Milão e Florença – Sforza e Medici
4.º módulo – O Homem Universal: O Inventor e o Anatomista
5.º módulo – As Obras-primas: O Olhar e a Observação
6.º módulo – Irregularidade: O Exilado, O Fugitivo e o Contratado
7.º módulo – O Traço do Artista e a Técnica: Construção e Génio
8.º módulo – As Academias e os Estúdios
9.º módulo – A Falsidade na Arte: Autenticidade, Verdade e Cópias
10.º módulo – Os Manuscritos e os Trabalhos Perdidos

O curso decorrerá online e terá a duração de 15 horas.
De 22 de junho a 22 de julho, 4.ªs e 6.ªs feiras, das 18:30 às 20:00.
Preço: € 150 (IVA incluído)

Nota Biográfica

Miguel Meruje completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.

Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

www.miguelmeruje.com